Obras decorrentes de histórias ou histórias decorrentes de obras. As narrativas são uma forma de desenho que usa como suporte o tempo imaginado e apresenta no tempo vivido um testemunho ou uma cena que comprova aquela história.
Afinidades eletivas, como A Bela e a Fera, é uma contribuição espiritual à ideia de continuidade criativa entre as formas, bem como uma explicação ou ensaio de formas que desejam tornar-se um corpo porque vieram originalmente de uma mesma geração. Os dentes e a boca . A peça requeria uma arquitetura e formas definidas que pudessem mastigar. Como um dente crescendo no interior do corpo ou da forma que resulta quando o interior da boca é moldado. O oco da boca.
Bengalas gigantescas equilibram-se horizontalmente sobre um grande pórtico de ferro zincado. Grandes dentes de alumínio e longas cortinas de seda se perfilam presos nas bengalas por ganchos e presilhas. Em cada uma das quatro extremidades da área ocupada pela obra encontram-se um mondrongo que se liga ao conjunto por uma corrente de alumínio. Esses, tem em comum com os mondrongos da obra “A prole do bebê”, sua geração nuclear e as relações superficiais entre cavidades e erupções. No lugar de garrafas e cálice, estão os dentes da boca do homem. O volume nuclear desses mondrongos equivale ao oco da boca daqueles imensos dentes pendurados. Cavidades e erupções são formadas respectivamente pelo carimbar e arrancar dos dentes na superfície carnosa de alumínio .
Estas esculturas inanimadas, com o brilho liso do alumínio, parecem jovens criaturas frágeis e, vistas como dois pares, podem comportar-se como o quarteto no romance “Afinidades eletivas” escrito por Goethe; elas poderiam ser tentadas ou poderiam resistir ao encanto da troca de parceiros. Uma pequena montanha de pó branco está contida no interior do portal. Talvez ela seja própria do zinco, talvez própria da cálcio, talvez própria do véu e da pele. De fato a montanha de talco branco esconde uma sorte completa de dentes de leite para serem descobertos. Este é o mesmo sonho recorrente do passeio a beira mar em busca de restos de si mesmo misturados `a areia.
Em São Paulo, quatro garotas e o músico Robertinho Freitas fizeram a performance. A sala estava cheia. Grande parte dos espectadores tinham vindo à cidade para a abertura da Bienal. Na mesma ocasião foi exposta uma versão em miniatura de Afinidades eletivas, um pequeno bibelô ou, Joia, feita de liga de prata. Seu aspecto de joia se harmoniza com a grande escultura.
Na galeria Millan, em São Paulo, a obra foi apresentada junto com a primeira edição de Laminadas Almas que estava montada no segundo pavimento.
Em Los Angeles, depois de uma inauguração “ao vivo”, o vídeo da performance no Rio de Janeiro foi projetado na seda semitransparente. Alumínio fundido, ferro galvanizado, lã e seda. Aproximadamente 6 x 6 x 4 metros.