Entre em contato

    Nome (obrigatório)

    Email (obrigatório)

    Assunto

    Mensagem

    Galerias / Galleries

    Voltar

    Fechar

    Resgate

    2001
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo

    Obras cromatizadas pelo ato de maquiar. Surgem pela primeira vez em Lábios e reaparecem frequentemente não só com pasta de maquiagem  mas também com gelatina,  giz e esmalte cerâmico.  É comum a obra ser maquiada durante uma performance. A Maquiagem, além de fazer o elogio da superfície, inscreve na instalação e na escultura a testemunho de uma performance.

     

    Para reaver o penhor, adquirir de novo, remir aquilo que já foi seu ou que já fez parte de você, se desligou e será religado, Tunga ocupou os três andares do centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. E durante toda uma jornada, realizou a performance de abertura da exposição.
    O edifício tinha um generoso prisma que culminava numa claraboia. E bordeando este prisma no segundo e no terceiro andar, um guarda corpo de alvenaria funcionava como frisas de uma ópera.
    A entrar no espaço o visitante encontrava todas as superfícies do primeiro piso ocultas por cobertores cinza chumbo. Banhada por luz vermelha e impregnadas pelo mantra rock de Arnaldo Antunes. Uma imensa Triade cujas bengalas se estendiam por quatorze metros de altura, entortava os pescoços do público para ver gigantes seres brancos que flutuavam sob a claraboia. Eram infláveis nas mesmas formas da tríade, cálice, garrafa, caldeirão e funil. Logo um dos 21 homens que por ali passavam vestidos de camisa social branca e portando preso ao cinto um penduricalho com a mesma sorte das figuras flutuantes, oferecia um prato de sopa que ali mesmo, em um caldeirão de ferro, era requentada. Na verdade o caldeirão era parte de 21 Heraldos que se distribuíam em torno da Tríade. Um grupo de bailarinas seminuas tratavam de maquiar a grande Tríade como se nada mais estivesse acontecendo em volta. No segundo andar, duas salas foram ocupadas com a instalação Lucido Nigredo. Numa sala Luz ultravioleta e a projeção Heaven ‘s Hell, na outra luz infravermelho e a projeção Hell ‘s Heaven. No terceiro andar 100 performers se ocupam de tecer uma grande Teresa para a fuga eminente.
    As portas foram abertas por volta de 10hs da manhã e fechadas depois do anoitecer. As imagens se misturavam, mulheres de peles policromadas acariciando curvas de sinos gigantes, homens rasgando os cobertores para fazer cordas da mística trança, chapas de vidro, fios elétricos, pratos de alumínio em profusão a servir sopas e ruídos.

    /
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Crédito da imagem indiponível no momento
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Ricardo Barcellos, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo – Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Ricardo Barcellos, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Ricardo Barcellos, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo - Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo – Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo – Brasil
    Resgate
    • Exposição: Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
    Wilton Montenegro, 2001
    Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo – Brasil